A sétima carta – “Em que
se trata da venda dos despachos e contratos” – só encontramos fragmentos, mas
apesar da incompletude fica claro que o autor Amaldiçoa o pai de Fanfarrão por
tê-lo posto no mundo, e condena o mesmo chefe por agir injustamente nos tribunais.
É perceptível também a existência de uma estreita relação entre Espanha,
Madrid, Salamanca, Chile e Santiago, com Portugal, Lisboa, Coimbra, Minas
Gerais e Vila Rica, respectivamente.
Por suas ações, Minésio
deve servir de antiexemplo aos governantes portugueses no Brasil, ou seja,
vendo o que ele faz de errado, os chefes devem reconhecer suas arbitrariedades
e tentar mudar para melhor, logo no primeiro momento da poesia;
“Os grandes, Doroteu, da
nossa Espanha
Tem diversas herdades; uma
delas
Dão trigo, dão centeio, e
dão cevada;
(...)”
As
características do gênero árcade também se fazem presente nessa carta, nota-se
nele a presença de citações clássicas (deuses, poetas, governantes), o verso
decassílabo e o predomínio da razão. O poeta/remetente via em Fanfarrão um
atentado ao equilíbrio natural da sociedade.
“Que ditosas campinas! Desta sorte
Só pintam os Elísios os
poetas...”
O
poeta do Arcadismo normalmente imagina-se, na hora de produzir poemas, um
“pastor de ovelhas”. É de supor que um pastor não disponha de linguagem
sofisticada. Daí a idéia de simplicidade no escrever. O próprio tema da poesia
converge para assuntos bucólicos, amorosos, com riachos, campinas, fontes,
rebanho, ovelhas, cajado. A própria condição de amar e ser feliz são condicionados
à convivência campestre. Na
obra em questão é possível notarmos o pastoralismo, porém com ausência de bucolismo,
pouca emoção e mais razão, próprio do momento brasileiro, época da
Inconfidência Mineira, as arbitrariedades econômicas e políticas relembram a
alta cobrança de impostos e os atos grosseiros e desmandos dos governantes do
período;
“... As fazendas, que pinto, não são
dessas,
Que tem para a cultura largos campos,
E virgens matarias, cujos troncos
Levantam sobre as nuvens grossos ramos.
Não são, não são fazendas, onde paste
O lanudo carneiro, e a gorda vaca,
A vaca que salpica as brandas ervas
Com o leite encorpado, que lhe escorre
Das lisas tetas...”
O exceto acima deixa claro também o inutilia truncat, que quer dizer, “cortar o inútil”.
Dentre as várias funções
de um texto literário, destaca-se em Cartas chilenas a intenção de denunciar a
realidade, levar à reflexão e formar identidades. Provocar catarse é o que
pretende também o escritor das mesmas pois, através do riso e do horror,
pretende mudar o comportamento das pessoas. Além de ser uma grande
representante do momento árcade se tratando de uma das poucas sátiras
produzidas na época.
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