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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Didática - Projeto na escola - Varal da Poesia



PROJETOS QUE TRABALHAM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Educar hoje nas séries  iniciais do ensino fundamental significa deixar nossos alunos experienciar, imaginar, estimulá-los a ações que estão esquecidas em nossos dias. Crianças que chegam à sala  de aula não conhecem as atividades lúdicas tradicionais ou mesmo as mais elaboradas, elas não aceitam as brincadeiras  infantis (cantigas de roda, pega-pega), negando o teatro, negando características de seu próprio eu criança. Hoje, poucas delas permitem algumas brincadeiras, porque os seus brinquedos mudaram, seus jogos, suas roupas e, consequentemente, elas também mudaram. Cabe aos professores acompanhar essas mudanças como: propor atividades significativas para os alunos, despertando seu interesse. Também reconhecer a diversidade, questionar a objetividade do conhecimento escolar.

PROJETOS DE TRABALHO PARA AS SÉRIES FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

O papel da Escola é significativamente analisado e discutido. Esta é uma tarefa que exige o olhar atento a todas as possibilidades que a cercam, com isso faz-se necessário um estudo sobre a prática docente, pensando na realidade do Ensino Fundamental para apresentar aos alunos situações de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de noções e conceitos básicos que os permitam perceber a realidade de onde vivem e que consigam estabelecer critérios para orientar as suas ações que é o esperado ao final do Ensino Fundamental. Não se trata de uma pesquisa de cunho histórico, mas de uma atividade que favoreça a ação de pesquisa que está estritamente vinculada à sala de aula, ou seja, à prática do professor, logo escola é por assim dizer o locus privilegiado, quando se fala em pesquisa educacional. Assim já dizia Edwiges Zaccur e Maria Teresa Esteban, na obra Professora-Pesquisadora – uma práxis em construção:

“De certa maneira, sem o saber, já éramos professoras-pesquisadoras – questionávamos a nossa prática, refletíamos sobreo nosso fazer, buscávamos interlocutores que nos ajudassem a compreender mais ampla e profundamente desafiador cotidiano da escola” (2002, p. 8).

Na década de 1930, os filhos dos operários não tinham facilidade para frequentarem a escola por um longo período, pois os pais ganhavam pouco, logo todos da família contribuíam trabalhando, por isso o período de frequência escolar era muito curto: o natural era cursar até a antiga 4ª série.

Se estamos indo, é bom que saibamos para onde vamos (LACERDA, 2002)
A adjetivação nos persegue ao dizer o que deveríamos fazer e poucas vezes nos pergunta quem somos. Em vários momentos nos diziam o que fazer, sem que buscassem compreender o que fazíamos. Os professores são misturas de tendências pertencentes a um povo, afirmar que professores são isso ou aquilo impede que eles sejam um pouco de tudo. O importante é que se possa compreender o que se faz e encontrar o equilíbrio necessário quando for preciso realizar escolhas. Os modelos conhecidos como professor-pesquisador pressupõe métodos pré-estabelecidos, fórmulas prontas e resultados previsíveis.
A pesquisa ajuda a tornar visível algo que não se percebe, mas que está no quotidiano dos profissionais da educação e dos alunos.

PROJETOS PARA O ENSINO MÉDIO

Para um ensino fundamental com duração de nove anos e qualidade são necessários projetos e reformas, pois essas ações atingem todo  segmento da educação e precisa de efetiva participação cultural e política. Necessário também entender a importância de que o aluno deve ser o sujeito do processo, mas antes de tudo deve refletir o claro entendimento sobre como se entende a escola,o ensino médio,a possibilidade do trabalho  efetivo na sala de aula. Vale lembrar ainda a consolidação do ensino fundamental, a metodologia e construção da sua vida escolar,o planejamento do professor que se caracteriza em analisar,reconhecer  e identificar  as alterações que podem  ser percebidas e organizadas a partir de pesquisas em grupo. Pois é importante  o desenvolvimento dos alunos  nas atividades práticas.

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